Sorocaba recebe exposição e competição de gatos neste fim de semana

Projeto ‘Pracinha dos Dogs’ realiza encontro entre alunos de Jundiaí
13/06/2017

A primeira edição da Expo Gatos Sorocaba (SP) será realizada neste sábado (3) e domingo (4), das 10h às 18h, em um hotel localizado no quilômetro 2,6 da Castelinho (SP-75). O evento conta com a participação de cerca de 200 bichanos em competições de beleza, além de workshops gratuitos sobre o mundo felino com especialistas na área e feira de adoção de gatinhos. Os visitantes terão contato com as diversas raças presentes e suas peculiaridades. Além de conhecer todos os detalhes de como é a dinâmica de uma competição internacional. Ao todo, 13 raças serão avaliadas: Persa, Maine Coon, Oriental de pelo curto, Exótico, British Short Hair, Ragdoll, Sphynx, Bengal, Siberiano, Selkirk Rex de pelo curto, Neva Masquerade, Abissínio e Doméstico. A competição internacional – que acontece pela primeira vez em Sorocaba – é uma etapa do Campeonato Brasileiro FIFe de Gatos de Raça e os vencedores poderão ser classificados para a etapa mundial. Três juízes serão responsáveis por avaliar a melhor classe, melhor da cor, melhor da raça, melhor da categoria e o campeão entre todos.

Entre os destaques está a gata Daruma Mika, da raça Exótico, escolhida a melhor fêmea do mundo em sua categoria, no Campeonato Mundial de 2016, em Vienna, na Áustria, no World Cat Show 2016.
Sphynx é uma das raças que serão avaliadas no evento em Sorocaba (Foto: Silvia Pratta) Sphynx é uma das raças que serão avaliadas no evento em Sorocaba (Foto: Silvia Pratta)
Sphynx é uma das raças que serão avaliadas no evento em Sorocaba (Foto: Silvia Pratta)

Papo de Gato
Durante os dois dias, estão programados palestras e workshops denominados “Papo de Gato” que terão a “missão” de orientar e esclarecer dúvidas sobre os felinos de maneira descontraída e com linguagem acessível.
Posse responsável; enfoque sobre as raças; saúde; alimentação; banho e tosa; brinquedos, entre outros temas, poderão ser conferidos pelos visitantes no evento. Serão conversas rápidas que têm como propósito melhorar a qualidade de vida dos gatos e seus tutores.

Doação
Organizada pela Associação Maine Coon no Brasil (Amacoon), a expo é aberta ao público e realiza uma ação em prol à Associação Abrigo Temporário de Animais Necessitados (AATAN) e à Fundação Alexandra Schlumberger (FAS).
A Aatan Sorocaba estará presente nos dias do evento com feiras de adoção. Já a FAS participará por meio de palestras e workshops gratuitos. O evento tem entrada gratuita, mas as pessoas podem doar sachê ou lata de alimento para gatos.

Português