24 de abril é celebrado o DIA INTERNACIONAL DO CÃO-GUIA. Que dia em?

8ª edição da Adota Pet enfatiza adoção sem preconceitos
13/06/2017
Dicas para viajar com o seu pet.
03/09/2018

Temos que falar desses cães não porque são pets. Porque na realidade eles não são, só cães. Esses cachorros nasceram para uma causa, ceder a visão a alguém. E com isso, cedem todos seus sentidos e também a vida. Eles dispõem de suas próprias vidas para guiarem outras. Com isso, exercem o trabalho social de oferecerem autonomia na locomoção e independência para pessoas cegas ou quase completamente cegas. Trabalham duro para isso e melhor, trabalham por carinho que têm pelo outro, pelo amor ao próximo. E só. Ou, e tudo isso.

Mas é válido dizer que no Brasil, há uma estatística de +6,5 milhões de pessoas possuem deficiência visual sendo que 528.624 mil são absolutamente cegas. E para esse número expressivo de pessoas com elevado grau de não visão temos, hoje, 150 cães-guias em território nacional.

Esse número é chocante. Mas, com certeza devemos ser positivos e focar para que o volume de cães-guias evolua cada vez mais, assim, progressivamente a fila para quem espera por essa visão reduzirá, e pessoas com tal deficiência terão cada vez mais liberdade e independência para irem e virem de onde e quando quiserem.

Pensando num bem social, é que a Plast Pet apoia a Escola de Cães-Guias Helen Keller. Uma Instituição muito séria, sem fins lucrativos, situada em Balneária Camboriú – SC. A Helen Keller cria cães, os treinam, fazem a socialização de cão com o humano cego. Esse é um processo descrito rapidamente, porém que na prática demanda um tempo muito, mas muito mais prolongado. E não só tempo, mas também carece de altos investimentos. E com todo esse processo, o deficiente visual receberá o cão-guia sem nenhum custo. Que trabalho, não?

“O treinamento de um cão-guia pode levar até dois anos e seu custo final estima-se atualmente entre R$ 55 mil e R$ 60 mil.

Como nossos cães são entregues gratuitamente aos deficientes visuais, nossa Escola precisa muito de constantes doações para dar seqüência a este programa que envolve vários custos.” (fonte: http://www.caoguia.org.br/doacoes/)

Viu, você também pode apoiar a Escola de Cães-Guias Helen Keller, que é uma escola de treinamento de padrão internacional, única e pioneira no Brasil. E quem pode e quer é bem fácil, basta dar um clique nesse link que é um processo bem rápido. Mas queremos pedir mais, queremos que doe atenção, doe propagação e atenção. Uma escola que oferece visão há tantas pessoas merece ser ao menos ouvida.

E esta é uma nobre causa, da qual temos o orgulho de dizer que estamos envolvidos (até o pescoço).  Parabéns aos Cães-Guias, não há relação mais pura e nobre entre cão e ser humano como essa e sem dúvidas parabéns também aos treinadores e pessoas que regem essa instituição de amor ao próximo que é a Escola de Cães-Guias Helen keller.

 

 

Compartilhe

MENUMENU