Educadores sanitários: os maiores aliados do adestramento canino4 min de leitura

Educadores sanitários: os maiores aliados do adestramento canino

Os cachorros, principalmente filhotes, possuem uma grande dificuldade para acertar o lugar do xixi e cocô. Para eles, não existe local certo ou errado, qualquer cantinho é válido para aliviar o desconforto que é estar com a bexiga cheia. Por isso, o adestramento canino e os educadores sanitários são tão importantes.

Antes de iniciar o treinamento, tenha em mente que o seu cão pode demorar para aprender os comandos e que, às vezes, ele vai errar o local do banheiro. No entanto, não desanime e nem fique estressado com o cãozinho. Quanto mais tranquilo você for, mais resultados positivos você terá.

Como ensinar?

Para começar, você precisa saber que o adestramento é fruto da constância, ou seja, frequência. Seu cão aprende por repetição, por isso é importante insistir no treinamento diariamente.

Primeiro, separe um local da casa para ser o banheiro do seu cãozinho e forre o chão com jornal ou tapete higiênico. Leve seu pet para o local sempre que perceber que ele precisa se aliviar.

Uma dica: os cercados são úteis para restringir o acesso do cão e estimulá-lo a acertar o local. Porém, não deixe seu cãozinho muito tempo no cercado, somente nos momentos que ele dá sinais de que está com vontade de fazer suas necessidades, assim ele não ficará estressado.

Educadores sanitários

Toda ajuda é bem-vinda nesse processo e, por isso, muitos tutores recorrem aos educadores sanitários. Alguns acreditam que esses produtos são milagrosos e vão fazer o cachorrinho aprender a usar o banheiro num passe de mágica. Porém, não é bem assim que funciona (mas bem que a gente gostaria que fosse).

Os educadores sanitários são complementos do adestramento. Ou seja, para ter melhores resultados é preciso ter grandes aliados. O Xixi Sim! e o Xixi Não! são os produtos perfeitos para te ajudar a passar por esse período.

Educador Sanitário Xixi Sim!

O Xixi Sim! auxilia o cachorro a urinar no local correto graças aos seus componentes: ureia e amônia. Essas substâncias remetem ao cheiro da urina e facilitam a memorização olfativa do cão.

Para usar o Xixi Sim!, basta pingar 5 gotas no tapete higiênico ou jornal, durante 7 dias. Fique atento aos horários do seu cachorro. Assim que ele der sinal de que vai urinar, leve-o até o cantinho das necessidades e deixe que sinta o odor do produto.

Quando ele acertar, comemore e ofereça alguma recompensa. Dessa forma, ele vai associar que fez algo legal e ganhou presentes por isso. Cães amam recompensas, por isso invista em petiscos ou muito carinho.

É muito importante não interromper o tempo de uso do Xixi Sim!, caso contrário, o aprendizado do seu pet será mais demorado.

Quando finalizar o treinamento, continue pingando 5 gotas do produto, mas apenas 1 vez na semana, para evitar qualquer chance de erro.

Educadores sanitários: Xixi Sim! e Xixi Nao!

Educador Sanitário Xixi Não!

Alguns cachorros costumam urinar por toda a casa, como forma de marcar território e também por não terem noção de que esses locais são inapropriados. O Xixi Não! é o produto ideal para repelir esse comportamento.

Ele possui um odor marcante para o pet e o desencoraja a fazer suas necessidades pela casa. Para potencializar o seu uso, o ideal é limpar o local urinado primeiro. Você pode usar um desinfetante atóxico, secar e depois borrifar o Xixi Não!.

Lembre-se de usar desinfetantes, ou outros produtos de limpeza, que não contenham amônia em sua composição. A amônia, como já mencionamos, tem o cheiro similar à urina e pode confundir seu pet.

Para usar o Xixi Não! nos ambientes internos, é preciso borrifar o produto a cada 12 horas, por 3 dias consecutivos.

Em ambientes externos, é preciso borrifar o Xixi Não! por 7 dias consecutivos, sempre que perceber que o cheiro não está mais no ambiente.

Nunca deixe alimentos ou outros produtos, principalmente o Xixi Sim!, perto do local da aplicação do Xixi Não! para não confundir o olfato do seu cachorro.

O adestramento demanda paciência e frequência. Por isso, quando seu cachorro errar o local, não dê bronca ou palmadas, tire algo que ele gosta muito, como um brinquedo, por exemplo. Agindo dessa forma, você evita que ele fique traumatizado.

Qualquer cão pode ser adestrado, seja ele filhote ou adulto, você só precisa de muito amor, persistência e produtos de qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *