Tutores de primeira viagem: como cuidar do seu cachorro4 min de leitura

Tutores de primeira viagem: cuidados básicos com o cachorro

Ter a companhia de um cachorrinho é muito especial, principalmente porque os cães têm grande facilidade em demonstrar afeto. Não importa a idade, eles estão sempre prontos para te encher de amor. Por isso, para ajudar aos tutores de primeira viagem, fizemos um guia sobre como cuidar do seu cachorro.

Antes de adquirir um filhote, tenha em mente que eles são bebês, vão chorar com frequência, dormir bastante e não vão aceitar ficar sozinhos ou onde tem muito barulho. Além disso, é fundamental que ele seja acompanhado por um médico veterinário desde o primeiro dia na casa nova e só conheça outros lugares, pessoas e animais após tomar as doses das vacinas.

Para esse período de adaptação e criação de vínculos, separamos as seguintes dicas:

Tutores de primeira viagem: preparação

Tutores de primeira viagem: como cuidar do cachorro

Espaço da casa

Antes de decidir ter um cachorro, você precisa analisar qual o melhor porte para a sua casa ou seu apartamento. Cães de grande porte se exercitam mais e precisam de um espaço, por exemplo. Entretanto, alguns cães de pequeno/médio porte têm essa mesma necessidade de atividade física. Uma pesquisa prévia irá te ajudar a encontrar o companheiro ideal para o seu estilo de vida e casa.

Consulta veterinária

Depois de adotar ou comprar um filhote, o ideal é levá-lo ao veterinário para saber como anda a saúde do pequeno – isso serve para cachorros adultos e Sem Raça Definida também. Cada raça necessita de cuidados específicos, por isso é importante não pular essa etapa.

Vermífugo

A vermifugação pode ser iniciada a partir da segunda semana de vida do cachorro. Para isso, o veterinário precisa analisar os exames e receitar o vermífugo e a administração ideais.

Vacinas

Da mesma forma que os vermífugos, as vacinas só podem ser indicadas pelo veterinário que acompanha o seu pet. Geralmente, elas são iniciadas a partir dos 45 dias de vida e precisam ser reforçadas anualmente. As principais vacinas são: Vacina Antirrábica, V10, Vacina da gripe, Vacina para Giárdia e o Reforço Anual.

Como cuidar do seu cachorro: separe um cantinho para ele

Listamos alguns itens considerados básicos para o filhote se sentir confortável em seu novo lar:

Tutores de primeira viagem: como estimular o cão a fazer xixi no lugar certo
Tutores de primeira viagem: como estimular o cão a fazer xixi no lugar certo

Tutores de primeira viagem: xixi e cocô no lugar certo

Ao contrário dos gatos, os cachorros têm mais dificuldade para acertar o lugar do xixi e cocô. Por isso, é preciso ter paciência e saber recompensá-lo nos momentos de acerto. Por isso, separamos mais dicas para te ajudar:

Tapetes higiênicos

Separe um local da casa para ser o banheiro do seu filhote e coloque tapetes higiênicos ou jornais. Dessa forma, ele vai começar a associar o ambiente como o “local das necessidades”. Para evitar contato direto com o xixi, você pode optar por sanitários para cachorros.

Cercadinho

Além dos tapetes ou jornais, você pode usar o cercado para que ele só tenha acesso ao local das necessidades. Dessa forma, as chances de acerto são muito maiores.

Educadores sanitários

Alguns produtos contêm substâncias que simulam o odor da urina do cachorro, o que ajuda com que ele encontre o local certo. Você pode usar o Xixi Sim! para ele memorizar o cantinho do banheiro, por exemplo. Ou o Xixi Não! para prevenir o xixi em locais indevidos.

Desinfetantes apropriados

Nem todo produto de limpeza é indicado para higienizar ambientes com pets, por isso é importante optar por produtos que não prejudicam seu filhote e nem trazem riscos à saúde dele.

Recompensa

Elogiar, fazer carinho ou dar um petisco são excelentes formas para recompensar pelo acerto e fazer memorizar o lugar correto. Em casos de erros, tire algum brinquedo que ele goste muito ao invés de gritar, por exemplo.

Como resultado de todo esforço, amor, carinho e paciência, você viverá momentos incríveis ao lado do novo membro da sua família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *