Tutores de primeira viagem: cuidados básicos com o novo cachorro2 min de leitura

Tutores de primeira viagem: cuidados básicos com o novo cachorro2 min de leitura

Ter a companhia de um cachorrinho é pra lá de especial, principalmente porque os cães têm grande facilidade em demonstrar afeto e amam estar ao lado dos seus tutores. Não importa a idade, eles estão sempre prontos para te encher de amor. E, para te ajudar a cuidar desse novo integrante da família, fizemos um guia dos cuidados básicos que seu pet precisa.

Ao adotar um filhote, você deve ter em mente que eles são bebês e vão chorar com frequência, dormir bastante, não poderão ficar muito tempo sozinhos ou em lugares muito barulhentos, por exemplo. É fundamental que ele seja acompanhado por um médico veterinário desde o primeiro dia de adoção e só conheça outros lugares, pessoas e animais após tomar as doses das vacinas prescritas pelo veterinário.

Para ajudar aos tutores de primeira viagem, separamos algumas dicas de cuidados para esse período de adaptação e criação de vínculos.

Primeiros passos

  1. Espaço da casa: antes de adotar, você precisa analisar qual o melhor porte de cão para a sua casa ou seu apartamento. Geralmente, cães de grande porte se exercitam mais e precisam de um espaço para correr e gastar essa energia. Entretanto, alguns cães de pequeno/médio porte têm essa mesma necessidade de atividade física, portanto, uma pesquisa prévia irá te ajudar a encontrar o companheiro ideal para o seu estilo de vida e casa.
  2. Consulta veterinária: depois de adotar um filhote, o ideal é levá-lo ao veterinário para saber como anda a saúde do pequeno (isso serve para cachorros adultos também).
  3. Vermífugo: a vermifugação pode ser iniciada a partir da segunda semana de vida do cachorro. O veterinário responsável, após analisar os exames do seu cachorro, irá receitar o vermífugo ideal para ele e administração das doses.
  4. Vacinas: assim como o vermífugo, as vacinas só podem ser indicadas pelo veterinário que acompanha o seu novo companheiro de quatro patas. Geralmente, elas são indicadas a partir dos 45 dias de vida. As principais vacinas são: Vacina Antirrábica, V10, Vacina da gripe, Vacina para Giárdia e o Reforço Anual.

Cantinho do filhote

Listamos alguns itens considerados básicos para o filhote se sentir confortável em seu novo lar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *