Gato com medo de água: entenda o porquê4 min de leitura

Gato com medo de água: entenda o porquê

Que os gatos não tem muita intimidade com água, todos nós já sabemos. Mas você já se perguntou o porquê disso? Para responder a essa pergunta, vamos voltar no tempo e descobrir um pouco sobre a origem dos gatinhos domésticos. Já adiantamos, gato com medo de água é mais comum do que se imagina.

Existem muitas teorias sobre os possíveis motivos desse medo. A mais concordada é a de que os nossos gatinhos são descendentes dos gatos-da-líbia: gatos selvagens que habitam o Oriente Médio, principalmente os desertos. Por isso o medo: a água era algo quase desconhecido para eles.

Além dessa teoria, existem fatores físicos que os impedem de admirar um bom banho com água e shampoo. Os gatos têm um sistema respiratório frágil e qualquer descuido pode gerar infecções. Eles também são bastante territorialistas e precisam do seu cheiro natural para marcar o seu domínio (afinal, eles são os reis da casa). E, por último, eles são seres altamente higiênicos com uma brilhante capacidade de se limpar usando apenas a língua.

Como dar banho em gato com medo de água

Gato com medo de água: entenda o porquê
Gato com medo de água: nunca molhe a cabeça e as orelhas

Apesar das habilidades para um banho natural excepcional, você pode ajudar seu gatinho a superar suas inseguranças em relação à água. Vale lembrar que toda adaptação leva tempo, então tenha paciência e respeite os limites do seu bichinho.

Passo a passo

Para começar a tarefa, separe todos os itens que você vai precisar: toalhas, shampoo, escova e, em alguns casos, uma bacia. Depois, pegue o seu bichano e tenha um momento de muito carinho com ele. Se ele gosta de ser escovado, demore alguns minutos escovando seus pelos, isso pode ser útil para deixar ele calminho.

Depois, coloque um pouco de água morna na bacia, o suficiente para ele tocar os pés e ir se acostumando. Esse primeiro contato costuma ser de muita estranheza e pode demorar, então não apresse seu pet. Se ele se acostumou e não tentou fugir a todo custo, o banho pode ser realizado; caso contrário, esse não é o dia ideal para realizar essa atividade (você precisa respeitar o tempo e limite dele, lembra?).

A cabeça e as orelhas nunca devem ser molhadas, o indicado é passar uma toalha ou algodão úmidos para impedir que caia água dentro das orelhas e cause otite: uma inflamação que ocorre no ouvido dos animais. Para higienizar essa região, o mais indicado é utilizar um limpa orelhas, dando preferência aos produtos em gel pois impede que escorra algo para dentro do ouvido.

Nunca coloque seu gato debaixo de água fria. A água precisa estar morna, na temperatura do corpo dele, para facilitar o contato e evitar doenças e infecções. Seu pet não precisa de banhos semanais, quinzenais ou mensais. O sistema de “autolimpeza” dos felinos, o famoso banho de gato, é extremamente eficaz.

Utilizar água e shampoo na higiene deles é algo que precisa ser ocasional, principalmente se eles não têm contato com a rua ou outros animais. Procure um veterinário para estabelecerem a frequência ideal de banho para o seu gatinho.

Gato com medo de água: entenda o porquê
Gato com medo de água: troque o bebedouro tradicional por uma fonte

Fique de olho na hidratação

O medo que os bichanos sentem da água é tão sério que alguns não conseguem beber água com frequência. Supervisionar o consumo de água do seu pet é uma boa solução para impedir que ele tenha problemas renais: doença muito comum em gatos devido à dificuldade de se hidratarem.

Os gatos preferem beber água fresca, por isso eles correm para o box do chuveiro depois que os tutores saem ou sobem na pia do banheiro para lamber as gotinhas que caem da torneira. Você pode trocar o bebedouro tradicional por uma fonte para estimular o consumo de água.

Com ou sem medo de água, os gatos continuam dominando o mundo e o coração dos seus humanos de estimação e, por isso, merecem muito amor, carinho e compreensão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *