Saúde felina: dicas e cuidados para manter seu gato saudável4 min de leitura

Saúde felina: dicas e cuidados para manter seu gato saudável

Quem tem um gato em casa, sabe que eles são sinônimos de travessuras e demonstrações de alegrias, menos quando a saúde não anda muito bem. Eles são ótimos em esconder que há algo de errado acontecendo e, muitas vezes, os tutores demoram para perceber e ajudar. Por isso, é preciso prestar atenção na saúde felina e no comportamento deles.

Saúde felina: vermifugação

O primeiro cuidado é a vermifugação. É importante garantir que seu gato esteja livre de verminoses. O primeiro ciclo de vermifugação é composto por três doses.

A primeira dose deve ocorrer no primeiro mês do filhote. A segunda e terceira ocorrem, geralmente, com intervalo de 15 dias entre elas. Finalizando essa etapa, é elaborado o ciclo do reforço.

É ideal que o ciclo de vermifugação e o reforço sejam prescritos por um médico veterinário. Somente ele vai poder indicar o vermífugo correto para o seu gato, de acordo com o estilo de vida e o estado de saúde dele.

Saúde felina: dicas e cuidados para manter seu gato saudável

Como medicar o gato

Muitos gatinhos ficam bravos quando precisam ser medicados e acabam se tornando agressivos, mas não desista. Existem formas de medicar seu gato sem que ele fique inseguro e arisco.

O maior segredo para lidar com o temperamento felino é a paciência. Para remédio em comprimido, você pode usar um aplicador de comprimido ou as próprias mãos.

Primeiro passo é separar o comprimido e uma seringa com água e deixar perto de você. Depois, com o gato no colo, faça carícias até ele se sentir calmo e seguro. Com rapidez, abra a boca do seu gatinho e coloque o comprimido o mais fundo que você conseguir, forçando-o a engolir o remédio. Por fim, ofereça a água da seringa e massageie a garganta dele.

Saúde felina: as vacinas

Os gatos também necessitam de um esquema de vacinação. A única vacina obrigatória é a antirrábica e pode ser administrada a partir dos 6 meses de vida do gato.

Apesar de não serem obrigatórias, as vacinas múltiplas (V3, V4 e V5) também cumprem papéis importantes na prevenção de doenças felinas. Todas podem ser aplicadas a partir de 40 a 60 dias de vida do gatinho, divididas em 2 a 3 doses.

Vale lembrar que o seu gato irá tomar apenas uma das três opções de vacinas múltiplas e isso vai depender do estilo de vida dele e dos resultados dos exames solicitados por um médico veterinário.

Anualmente, é realizado o reforço vacinal com todas as doses do esquema de vacinação. Por exemplo: se seu gato foi vacinado com a antirrábica e a V4, quando completar 1 ano, ele vai tomar essas vacinas novamente.

Saúde bucal felina

Como escovar os dentes dos gatos
Saúde felina: importância da escovação bucal

Assim como nós, os gatos também podem sofrer com problemas dentários, por isso, é importante cuidar da higiene bucal. Apesar de não ser uma atividade muito fácil no início, com o tempo pode ser adaptada à rotina.

Escovar os dentes do seu gato evita o surgimento de gengivite, formação da placa de tártaro e reabsorção dentária: uma inflamação na região da boca que fragiliza e faz os dentes caírem.

O ideal é realizar essa tarefa com o animal tranquilo para que ele associe essa prática a momentos de prazer e carinho. Jamais force a escovação para não traumatizá-lo.

Comece acariciando seu pet até ele se sentir seguro, depois inicie a escovação sem pressa, respeitando os limites dele. Com o tempo, você vai conseguir melhorar a escovação, mas tudo depende da adaptação dele.

A frequência ideal é todo dia, após as refeições, mas nós sabemos que o dia a dia nem sempre permite alcançar essa meta. Para garantir uma boa saúde bucal, o mínimo de escovação é de 3 vezes na semana.

Caso seu gato não se adapte com a escova de dentes, você pode utilizar enxaguante bucal sem sabor (próprio para animais), sprays ou espumas que são aplicadas com o dedo.

Lembre-se que cremes dentais comuns são proibidos para pets, portanto, utilize sempre cremes dentais próprios para gatos, combinado?!

Apesar da fama de durões, os gatos adoram receber atenção, carinho e muito amor. Todo cuidado que damos a eles é retribuído com muita alegria e caçadas de pé pela casa, por isso, não descuide da saúde do seu. Mantenha seu pet saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *