Portuguese English Spanish
Portuguese English Spanish
Redes

Blog

Como saber se o hamster está hibernando?

-

Saber quando o hamster está hibernando é uma dúvida comum dos tutores. O assunto costuma ser delicado e até já causou polêmicas na internet. Mas a verdade é que a hibernação de roedores é um processo que acontece naturalmente por conta da fisiologia desses animais. Continue lendo este post e descubra como saber se o hamster está hibernando.

Por que os hamsters hibernam?

Esses roedores são animais homeotérmicos, ou seja, que conseguem manter a temperatura interna constante, independentemente das variações climáticas. Por isso, quando os hamsters sentem uma queda brusca de temperatura, eles diminuem o gasto energético e entram em estado de hibernação, conhecido também como torpor.

Esse processo só é possível através do bom funcionamento do metabolismo, responsável por gerar calor e promover o consumo de energia. Portanto, quando o hamster já está doente ou não tem o que precisa para se manter saudável, a hibernação pode se tornar perigosa. Isso pode fazer com que o animal não tenha energia para voltar ao estado ativo.

Motivos que fazem os hamsters hibernarem

Como saber se o hamster está hibernando?

Se atentar ao comportamento do seu hamster é a melhor prevenção. Só você sabe o quanto ele costuma dormir, se movimentar ou a frequência que sempre se alimenta. Observar mudanças nesses aspectos é o primeiro passo para saber se o seu hamster está hibernando ou se, infelizmente, está realmente morto. As principais mudanças são:

  • Corpo encolhido;
  • Parece dormir;
  • Temperatura do corpo fria;
  • Respiração leve;
  • Batimentos cardíacos sutis.

Como tirar o hamster da hibernação?

Para retirar o roedor desse estado algumas ações para aquecê-lo podem ser feitas. Exemplos: toalha aquecida ou banhada em água morna para ser envolta no hamster, almofada ou bolsa térmica, usar contato corpo a corpo ou aquecedores. Essas são algumas alternativas do que pode ser feito para que o hamster acorde da hibernação. Lembrando que tudo deve ser realizado com muito cuidado e atenção para não superaquecer o animal.

Compartilhar: