Portuguese English Spanish
Portuguese English Spanish
Redes

Blog

Como tirar cheiro de xixi de gato de acolchoados

-

Se o seu gatinho fez xixi fora da caixa de areia, você vai ter que caprichar na higienização para remover o cheiro do xixi dele. Dessa forma ele não se sente encorajado e não se acostuma a fazer pipi no lugar errado. A limpeza da urina em superfícies lisas é bem tranquila, mas em lugares acolchoados, como sofás, camas e poltronas ela é um pouco mais complexa. O problema é que a urina penetra muito rapidamente na espuma, de modo que a higiene precisa ser rápida e eficiente para que você consiga removê-la completamente.

Uma coisa que você deve evitar é que ela seque no estofado porque as chances dele ficar impregnado pelo mau odor é muito grande. Então, nada de deixar a limpeza para depois. Talvez você não consiga resolver o problema de primeira, mas vai ficar muito mais fácil se tiver que limpar uma segunda vez.

O que usar para limpar o xixi do bichano

O mais importante na hora de limpar o xixi do gatito é a escolha do produto de limpeza. Você até pode usar qualquer um que tiver em casa, mas ele pode ser ineficiente na remoção do cheiro de xixi. Portanto, o mau odor pode permanecer no estofado mesmo depois de você tê-lo limpado. Além disso, é importante também que você faça um teste no acolchoado antes de aplicar de vez qualquer produto. Assim você vai ter certeza de que ele não vai manchar ou rasgar.

Existem algumas receitas caseiras que são bem eficazes e fáceis de fazer. A mais conhecida é a receita de vinagre com bicarbonato de sódio.

Mistura para limpeza de xixi de gato: vinagre com bicarbonato de sódio

Para fazer a mistura de vinagre com bicarbonato de sódio você só vai precisar de:

  • 50 ml de vinagre branco
  • 250 ml de água
  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio

Além de ajudar na limpeza, essa receita ajuda a eliminar maus odores, não mancha tecidos e é bastante acessível em termos de preço. Vamos agora para o passo a passo da limpeza do xixi em acolchoados.

Passo a passo para limpeza do xixi em acolchoados

  • Use papel toalha para absorver o xixi: a primeira coisa que você precisa fazer antes de começar a limpeza é tentar puxar o máximo de urina que conseguir com a ajuda de papel toalha ou qualquer tecido absorvente.
  • Tente não esfregar o local para que a urina não espalhe ainda mais, apenas pressione.
  • Aplique a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio que ensinamos aqui.
  • Deixe o produto atuar por 5 minutos.
  • Remova o excesso com papel absorvente ou papel toalha.
  • Aplique uma quantidade generosa de bicarbonato de sódio em cima da mancha e esfregue com a ajuda de um pano.
  • Deixe o bicarbonato de sódio agir por 30 minutos ou mais para que ele puxe o excesso de umidade do estofado.
  • Retire tudo que sobrou do bicarbonato e deixe o estofado secar.
  • Se o tecido ficar endurecido, coloque um pouco de água morna com amaciante nele e deixe-o secar naturalmente.
  • Se achar necessário, lave novamente.

Por que utilizar vinagre e bicarbonato de sódio para limpar o xixi do gato

A receita caseira de vinagre e bicarbonato de sódio é bastante conhecida e utilizada em limpezas domésticas, removendo até mesmo fungo das paredes. A vantagem de utilizarmos essa duplinha é que ela não possui ingredientes químicos fortes, como a maioria dos produtos que encontramos nos supermercados. Ainda assim, ela é muito eficaz porque:

  • Remove manchas e sujeira;
  • Desentope ralos;
  • Elimina odores;
  • Reduz acidez;
  • Combate micro-organismos.

Por isso, você pode confiar nessa misturinha. Por outro lado, existem receitas que circulam na internet que não são eficientes na limpeza do xixi de gato e muito menos saudáveis.

Cuidado com receitas caseiras para limpar o xixi do gato

Temos que ter muito cuidado com certas receitas caseiras que ensinam por aí. Uma dica que damos é nunca misturar água sanitária com outros produtos sem saber dos riscos, pois algumas dessas misturas são um verdadeiro perigo para nossa saúde. Por exemplo, se você misturar água sanitária com vinagre vai criar o gás cloro que é um vapor tóxico prejudicial aos olhos e pulmões, provocando queimaduras e outros problemas sérios de saúde. Já a mistura de água sanitária com álcool produz clorofórmio e ácido muriático, gases altamente tóxicos que causam enjoos, dificuldade de respiração, perda de consciência e diminuição dos batimentos cardíacos.

Portanto, é sempre bom verificar se é seguro usar determinadas receitas caseiras para limpeza.

Existem produtos que são excelentes na remoção do cheiro de xixi de gato e que vão te poupar um bocado de trabalho. No supermercado, os melhores são aqueles que possuem amônia quaternária em sua composição porque ela mata bactérias, vermes, vírus e fungos. Além disso, a amônia quaternária consegue remover totalmente o cheiro de urina, enquanto que os desinfetantes comuns ainda deixam um pouco de mau odor no estofado.

Agora que você já sabe como fazer a limpeza de xixi de gato é importante compreender os motivos por trás desse comportamento do bichinho. Então, fique de olho no nosso blog que falaremos sobre alguns motivos que levam o gatinho a urinar no lugar errado. E se você tiver algumas dicas de como limpar urina de gatos dos estofados, compartilha com a gente. Vamos adorar saber.

Para saber mais sobre limpeza de xixi de gato, acesse:

Compartilhar: