Portuguese English Spanish
Portuguese English Spanish
Redes

Blog

Por que o gato está fazendo xixi no lugar errado?

-

É importante que você saiba que o gato fazer xixi no lugar errado não é algo comum, pois eles são animais muito higiênicos e fazem questão de esconder suas fezes e urina na areia. Se seu bichano não está usando a caixa de areia corretamente, você tem que investigar as possíveis causas dessa mudança de atitude. Quando descobrimos o que está incomodando o pet, resolvemos o problema mais rápido e evitamos que ele aconteça novamente.

Existem algumas situações que costumam estressar os felídeos e que acabam provocando esse tipo de comportamento. São elas:

  • Mudança de ambiente;
  • Presença de outros gatos em seu território;
  • Problemas urinários;
  • Pessoas diferentes na casa;
  • Caixa de areia muito suja;
  • Compartilhamento da caixa de areia com outros gatos.

Tente observar se seu bichinho está passando por alguma dessas situações para que ele volte a usar a caixa de areia adequadamente.

Estresse: o principal motivo do gato urinar no lugar errado

De modo geral, a causa do animalzinho fazer xixi no lugar errado está bastante relacionada ao estresse ou ansiedade. Assim como nós, humanos, os gatos também sofrem emocionalmente. Então, situações que o tiram de sua zona de segurança e conforto geram episódios de xixi, ou cocô, fora da caixa de areia. Os gatinhos são bastante metódicos, e isso significa que eles gostam de fazer as mesmas coisas e da mesma maneira, preferencialmente. Por isso, qualquer mudança que interfira na rotina de vida do bichano gera desconforto.

Por que o gato está fazendo xixi no lugar errado?

Coisas que estressam o gato

Coisas como, mudar a caixinha de areia de lugar ou deixar o lugar que ele costuma dormir ocupado são motivos mais que suficientes para ele ficar incomodado. Trazer estranhos para passar um tempo na casa, nem se fala, os gatinhos entram em total estado de alerta. Para eles é um intruso que adentrou em seu território e que pode, a qualquer momento, lhes atacar. É aí que muitos deles resolvem se esconder e sair apenas quando a visita vai embora ou eles ficam quietinhos, observando de longe todo e qualquer movimento do invasor para se certificar de que ele não é uma ameaça. Enfim, situações que para nós podem parecer bem toleráveis para gatitos são motivos de estresse.

Como resolver o problema do gato fazer xixi no local inapropriado?

Se o motivo do pet está fazendo xixi fora da caixinha de areia foi por mudança de rotina é bem fácil de resolver. Você pode dar um pouquinho mais de atenção para o bichano e investir em brinquedos que simulem situações de caça como, cordas pra ele se pendurar, caixas de papelão pra ele arranhar e se esconder, varinhas, etc. É importante lembrar que felídeos são caçadores natos, por isso, é fundamental oferecer brinquedos que estimulem seus instintos. Além disso, se você acostumar seu gatito com algumas mudanças como, trocar a caixa de areia do lugar ou levar de vez em quando pessoas novas para sua casa ele estará melhor preparado, emocionalmente, para lidar com essas questões.

Agora, se você desconfia que o problema está relacionado a saúde do gato, a melhor coisa a fazer é levá-lo ao veterinário, e quanto mais rápido, melhor. Isso porque apenas o médico saberá avaliar, diagnosticar e tratar o problema.

Identificar se o gato está com problemas é o x da questão

Mais importante que saber como limpar o xixi de gato é verificar se o seu bichinho está se sentindo incomodado com alguma coisa. Como nós falamos no início do artigo, o gato fazer xixi no lugar errado pode ser indício de algum problema de saúde no animalzinho ou pode ser apenas estresse. Por isso, você vai ter que acompanhar de perto o que está acontecendo, pois caso não seja apenas uma birra momentânea, o gatinho vai continuar fazendo xixi fora da caixinha de areia até que o problema seja solucionado.

Avalie a situação com calma

Felídeos são muito metódicos, e fazer xixi no lugar errado não é uma atitude comum. Porém, sempre tem aqueles que fogem à regra. 😂 Já vimos o caso de um gatito que quando era expulso de algum lugar, fazia de tudo para voltar nele só para urinar, marcar território. 👀 Portanto, você não precisa se desesperar, apenas avalie com calma a atitude do bichano porque você saberá melhor que qualquer um se é caso de saúde ou não. Esperamos ter te ajudado com este artigo, e se você quiser saber como tirar o cheiro de xixi de gato de acolchoados, é só clicar aqui.

Para saber mais sobre gato urinando fora da caixa de areia, acesse:

Compartilhar: