Portuguese English Spanish
Portuguese English Spanish
Redes

Blog

Dia Nacional dos Animais: 4 benefícios de conviver com animais

-

No dia 14 de março é comemorado o Dia Nacional dos Animais. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os animais estão presentes em cerca de 120 milhões de casas brasileiras, demonstrando cada vez mais a importância deles em nossas vidas. Por isso, destacamos aqui alguns dos principais benefícios de conviver com animais. Confira!

1 – Animais são ótimas companhias

Pessoas que se sentem solitárias, que moram sozinhas e, sobretudo os idosos, tendem a ficar mais tristes por não terem alguém para compartilhar seus momentos. Talvez você já tenha notado ou até more próximo de pessoas que possuem vários bichos dentro de casa, sejam eles cachorros, gatos, entre outros. Isso acontece porque os animais são ótimos companheiros e dão um novo sentido à vida de seus tutores. Médicos indicam que com eles é mais fácil superar a solidão, além de manter atividades regulares e exercícios físicos.

2 – Senso de responsabilidade

Ter um animal de estimação envolve diversas responsabilidades. É necessário manter uma rotina com alimentaçãohigiene e passeio, por exemplo. Ao ter que seguir e manter essas tarefas é desenvolvido um senso de responsabilidade maior. Aplicar essa habilidade pode fazer com que as pessoas tenham um comprometimento mais elevado também em outras áreas da vida.

3 – Animais evitam problemas cardiovasculares

Uma pesquisa divulgada pela Associação Americana do Coração indica que pessoas com cães têm 31% menos chances de morrer de ataques cardíacos. Os principais motivos para esse resultado são exercícios físicos, diminuição do estresse, da pressão arterial, níveis de colesterol e triglicérides. 

4 – Intervenções assistidas por animais

Você já deve ter visto ou ouvido falar em algum momento sobre pacientes em tratamento que tiveram melhora ao ter contato com animais. Chamada de bichoterapia, pet terapia, zooterapia ou cinoterapia, essas intervenções assistidas por animais têm grandes benefícios aos humanos. Desde saúde até o bem-estar, esse contato é capaz de estimular hormônios do prazer, como dopamina, e diminuir os níveis de cortisol, que é o hormônio do estresse.

Viu como faz bem manter um animal sempre perto? Agora aproveita o Dia Nacional dos Animais para ficar agarradinho com o seu e retribuir todo o amor que ele te dá todos os outros dias do ano. Para acompanhar os nossos conteúdos e saber cada vez mais sobre o mundo pet, é só seguir as nossas redes sociais que estão listadas aqui embaixo, ok? Até a próxima!

Compartilhar: