A utilização de roupas em pets costuma gerar algumas discussões. Há quem diga que é frescura, alegando que os animais não foram criados biologicamente para isso. E ainda têm os que dizem serem necessárias porque, assim como nós, os pets também sentem frio. Independente da opinião de cada pessoa, a verdade é que cada pet é individual e uns têm mais necessidades que outros, assim como no caso de sentir frio ou não.
Quais pets devem usar roupas?
As roupas devem ser usadas sempre que o pet der sinais de que está sentindo frio, como orelhas e patas mais frias que o normal e ataques de tremedeira. Além disso, os pets de pelos curtos, tosados, sem pelos, filhotes, idosos e de porte pequeno devem ter uma atenção especial nesse sentido. Mas nada de exagerar, viu?! O excesso de acessórios para aquecer o bichinho pode causar hipertermia, que é quando a temperatura do corpo aumenta muito.
Como escolher as roupas dos pets?
Mais do que aquecer, a roupa do pet deve estar confortável. Ele precisa ficar livre para se locomover, brincar e fazer suas necessidades sem preocupações. Por isso, o mais indicado é que a roupa não seja feita de tecidos sintéticos, mas de materiais como o algodão ou a malha. Além disso, o ideal é que a roupa do pet não tenha mangas e possua abertura traseira para que ele possa se aliviar sem se sujar.
Outro ponto é que, apesar de hoje existirem roupinhas dos mais variados modelos e estilos, aquelas cheias de penduricalhos não devem ser utilizadas. Isso porque elas podem gerar desconforto, causar feridas na pele e até serem arrancadas e engolidas pelo pet.
Os sapatinhos, por exemplo, são desnecessários e fazem com que o pet perca a sensibilidade nas patinhas, já os cachecóis podem ser ainda mais perigosos e causarem até enforcamento. Por isso, mesmo que os acessórios deixem os pets ainda mais lindos e fofos, a nossa sugestão é que, se for utilizar, que seja por um curto período de tempo, como no caso daquelas fotinhos que a gente AMA!
Cuidados com as roupas do pet
Assim como as nossas, as roupas do pet também necessitam de alguns cuidados. Elas precisam estar sempre limpas e secas para evitar o surgimento de doenças. Além disso, a higienização também deve ser feita de forma regular, normalmente lavar uma vez por semana já é o suficiente. No entanto, deve-se observar a rotina do pet e adequar a utilização da roupinha ou limpeza dela sempre que for necessário, mantendo o pet quentinho e saudável.