Portuguese English Spanish
Portuguese English Spanish
Redes

Blog

Cachorros e gatos podem comer chocolate?

-

Sabemos que os animais de estimação costumam ficar de olho em qualquer alimento que os tutores levam à boca, né? E apesar desses olhares pidões, existem alimentos que não podem ser oferecidos aos animais de forma alguma, um deles é o chocolate. Extremamente tóxico para cachorros e gatos, o chocolate pode fazer muito mal para eles, levando a quadros graves ou até fatais.

Por que cachorros e gatos não podem comer chocolate?

O chocolate é feito de cacau, que contém uma substância chamada teobromina. Quanto mais amargo, maior a quantidade de teobromina contida no chocolate. Mas diferente de nós humanos, cachorros e gatos não conseguem metabolizar com facilidade essa substância, o que faz seus efeitos durarem mais. Isso faz com que os animais acabem se intoxicando e gerando consequências graves ou até fatais.

Mas se você é tutor apenas de gatos, fique calmo! Os bichanos não conseguem sentir sabores adocicados e, por serem exclusivamente carnívoros, esses alimentos não fazem parte da sua dieta. Isso não quer dizer que você não precise ter cuidado, mas a chance de os gatos sentirem vontade de ir atrás do chocolate é bem menor do que os cachorros.

Quais os sintomas que cachorros e gatos têm ao comer chocolate?

Os sintomas podem variar de acordo com a saúde, porte e a quantidade que o cachorro ou gato ingeriu de chocolate. Quanto menor o seu tamanho ou pior for a condição do animal de estimação, maiores são as chances de intoxicação. Os sintomas podem demorar de seis a 12 horas para aparecer e durar até 72 horas.

Os principais sintomas são: febre, diarreia, convulsões, vômito, respiração ofegante, batimentos cardíacos acelerados e tremores musculares. Se o seu cachorro ou gato der qualquer um desses sinais, consulte o médico veterinário imediatamente. Ele poderá analisar o quadro do seu pet e indicar o melhor tratamento.

Compartilhar: