Portuguese English Spanish
Portuguese English Spanish
Redes

Blog

Cão-guia: tudo o que você precisa saber

-

O cão-guia é treinado para ajudar pessoas com deficiência no dia a dia, especialmente àquelas com visão parcial ou total comprometida. Além de auxiliar em tarefas simples, o cão-guia é capaz de dar maior segurança na condução do seu tutor pelas ruas, sem a necessidade da ajuda de profissionais ou familiares. 

Importância de ter um cão-guia

O cão-guia é capaz de fazer grandes mudanças na vida de pessoas com deficiência. Tarefas do dia a dia, que antes eram obstáculos ou dependiam de outras pessoas, são feitas com muito mais facilidade. O cão-guia de uma pessoa com deficiência visual, por exemplo, pode encontrar objetos pela casa ou auxiliar na locomoção, levando o tutor onde precisar.

Além disso, o cão-guia faz com que o tutor não se sinta sozinho e ainda ajuda na socialização com outras pessoas. Ao ter autonomia para sair de casa o tutor não se sente incapacitado, o que eleva sua autoestima e faz com que ele ganhe mais liberdade para fazer atividades em convívio.

Como funciona o treinamento do cão-guia?

O treinamento do cão-guia é um trabalho minucioso feito em etapas. Na Escola de Cães-Guias Helen Keller, organização sem fins lucrativos que a Plast Pet é parceira há mais de cinco anos, a preparação do cão-guia leva dois anos para ser concluída. Após 60 dias de vida, o cachorro é encaminhado à família socializadora que, de maneira voluntária, fica com ele por cerca de 15 meses. Nessa etapa o cão aprende a passar por situações do dia a dia, convivendo com pessoas e conhecendo lugares.

Após o período, o cão retorna à Escola para ser capacitado e se tornar um cão-guia, até completar os dois anos de preparação. Depois da formação, inicia-se a busca para encontrar o candidato que tenha um perfil similar ao do cão. É só depois de todas essas etapas que o beneficiário recebe o seu cão gratuitamente. Todo esse processo é pago pela própria Escola, que se mantém através de doações, e custa cerca de 100 mil por cão-guia.

E se você tem interesse em saber mais sobre como funciona o treinamento de um cão-guia, precisa de um ou quer ajudar a Escola de Cães-Guias Helen Keller, acesse o site.

Compartilhar: